PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais ainda neste ano

https://secure.gravatar.com/avatar/3c4d0544ccf24f74839e3f3ad6ebc17e?s=96&d=mm&r=g
Mediaz
@Mediaz

Após um período de hiato, PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais. E isso acontecerá ainda nesse ano de 2021!

Segundo informações do coronel Dioneit Tonet, comandante geral da PM-SC, a PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais ainda em 2021, com estimativa de 500 a mil vagas no processo seletivo de soldados e 25 a 50 vagas para os cargos de oficiais da corporação. 

PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais
Foto reprodução: OCP News | PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais ainda neste ano

No caso dos soldados, o padrão costuma ser 800 vagas para o sexo masculino e 200 vagas para o sexo feminino. 

A Polícia Militar de Santa Catarina, até 2026, planeja uma chegada anual de 25 oficiais e 500 soldados rasos. A partir desses novos concursos, o processo passará por algumas modificações, estando mais ligado às ações da própria corporação.  

A Polícia Militar de Santa Catarina é uma das instituições mais consagradas do país. Tem interesse em participar do processo? Continue lendo! 

Antes, uma banca, contratada previamente, organizava tudo que estava entre a inscrição e a aplicação das provas. Agora, o coronel, de todo modo, confirmou que a inscrição será totalmente organizada pela corporação, deixando apenas a aplicação das provas para a banca. 

5c50af8732f46 scale 1200
Foto reprodução: Blog Foco Conrusos | PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais ainda neste ano

Apesar disso, a corporação ainda não confirmou as datas e organizações em volta do concurso por conta da espera em volta do Grupo Gestor de Governo (GGG),  órgão por trás da aprovação desses processos seletivos. 

A estimativa, de qualquer forma, é que os concursos tenham início a partir do segundo semestre de 2021. Os outros processos seletivos, dos anos de 2017 e 2019 devem ser encerrados em breve, após algumas complicações e questões legais em aberto. 

Os outros anos não foram tão simples: 

PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais, mas as coisas não são fáceis. Apesar de alguns pedidos organizados por candidatos dos outros processos, os mesmos devem ser encerrados. Segundo a PM-SC, esses concursos são considerados superavitários e que os objetos gerais dos editais, na visão de Tonet, já foram compridos de forma integral.

pm sc site prefeitura de florian polis
Foto reprodução: Folha Dirigida | PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais ainda neste ano

Esse caso gerou polêmica na época e até mesmo chegou a aparecer no Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), porém não teve qualquer avanço. De toda forma, a Polícia Militar de Santa Catarina se sente pronto para novos concursos e não parece dever nada aos devidos trânsitos legais.

Segundo o Comando Geral da PM-SC, seus oficiais estão apenas esperando o parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para finalmente encerrar esses concursos.  

Requisitos para o cargo de soldado:

  1. Homens: altura mínima de 1,65 metros.
  2. Mulheres: altura mínima de 1,60 metros. 
  3. CNH em qualquer das categorias oferecidas. 
  4. Até o último dia da inscrição oficial, ainda não ter feito 30 anos (idade máxima). 
  5. Ser formado em nível superior de qualquer área. 

Segundo editais recentes, a partir do momento de entrada oficial na corporação, a remuneração começará na data de posse na graduação da 3° classe Soldado PM, cujo pagamento mensal está na margem de R$ 3.842,20, junto com um auxílio alimentação de R$ 12,00 a cada dia útil do mês. 

Os direitos não param por aí: os soldados também possuem acesso à previdência social única, plano de saúde para si mesmo e dependentes no Hospital da Polícia Militar e na Odonto Clínica. 

Conheça os melhores cargos da corporação! Seu sonho está a uma prova de distância! As etapas são as seguintes: 

PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais, e, primeiramente, o concurseiro costuma passar por uma prova escrita e posteriores exames específicos. Por fim, vêm a homologação e nomeação oficiais, previstas nesse caso, para 2022, como já mencionado antes. Os exames vão desde avaliação física até testes psicológicos, cuja importância é fundamental para a corporação e a sociedade como um todo. 

PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais e, de acordo com os dados do concurso mais recente, a prova escrita objetiva foi formada por 58 questões de múltipla escolha, acompanhada por uma prova discursiva com uma proposta de redação voltada para temas de Segurança Pública. 

No último concurso oferecido pela PM-SC, a partir de 1000 vagas, os inscritos foram 13.839. Uma divisão interna consta que desse número total, 9.535 pessoas eram do sexo masculino e 4.303 eram do sexo feminino, estabelecendo, respectivamente, relações de 110 candidatos por vaga e 15 candidatos por vaga. 

PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais, e você não sabe por onde começar a estudar?

As provas e gabaritos dos anos anteriores, como costuma acontecer em outros concursos, estão disponíveis na internet para auxiliar os interessados. Além disso, algumas pessoas que passaram por todo o processo, fazem vídeos no YouTube e organizam cursos pela Web. 

Outros sites incluem planos de estudo passo a passo, de maneira totalmente gratuita. Como o site Mira no Alvo. As provas estão logo aí, então boa sorte e bons estudos! 

A PM-SC não é a única que vai lançar concurso! 

Segundo o governo do Estado de Santa Catarina, em informação divulgada na quinta-feira da semana passada (20), o Instituto Geral de Perícias lançou um concurso para auxiliares de medicina legal, com estimativa de 70 vagas. O cargo inclui atividades de campo e processos internos. 

Com isso, o governo mostra que os cargos para posições públicas não serão abatidos de forma total pela pandemia do Covid-19. 

Gostou do artigo sobre a PM-SC lançará concursos para soldados e oficiais ainda esse ano?

Deixe um comentário para fomentar a discussão e até ajudar os outros interessados no tema! E acompanhe o nosso site, Em Direito, para mais coisas interessantes!

E caso queira estudar para essa prova, confira os materiais preparatórios do Mira no Alvo! Um site especializado em matérias de concurso para as provas da Polícia.

Em direito é um portal noticioso e  sobre assuntos jurídicos

Um website do grupo Mediaz WS